Incorporado cada vez mais na decoração devido a sua versatilidade em combinar com móveis e ambientes, o porcelanato possui modelos de diversos formatos, tamanhos e cores, permitindo que esse material seja utilizado em diversos cômodos da casa, além da convencional utilização em áreas frias, como na cozinha e no banheiro.
Atrelando beleza, durabilidade e a baixa absorção de água, o que mantém as suas características por muito mais tempo, o porcelanato é altamente resistente à abrasão física e química, o que gera uma dúvida em muitas pessoas: como limpar piso porcelanato?
Se você é uma das inúmeras pessoas com essa dúvida, continue lendo nosso artigo que iremos te ajudar com informações e cuidados de como limpar piso porcelanato sem prejudicar a sua superfície.
Tipos de porcelanato
Primeiramente, precisamos conhecer os diversos tipos de porcelanato disponíveis no mercado e para os múltiplos ambientes da casa.
Porcelanato polido
O tipo de revestimentos mais conhecido, o porcelanato polido possui a superfície mais lisa, pois recebem um polimento e uma camada protetora. O porcelanato polido é recomendado para áreas secas, como salas, corredores e quartos, pois são extremamente escorregadios quando molhados.
Porcelanato acetinado
Quem busca pro um piso que não seja tão brilhante, o acabamento acetinado é a solução por sua característica fosca e sendo mais resistente a riscos e manchas do que o polido.
Porcelanato esmaltado
Recebendo uma camada de smalte com o desenho desejado, o acabamento de porcelanato esmaltado pode ser liso, áspero, brilhantes ou foscos, sendo utilizados tanto em residências, quanto comércios e indústrias.
Porcelanato rústico
Esse é o mais indicado para áreas externas ou úmidas, como box do banheiro, saunas, garagens ou decks de piscinas, por ter uma superfície levemente abrasiva, sendo ainda mais resistente que os outros tipos de porcelanato e pouco escorregadio.
Como limpar porcelanato pós-obra
É muito importante realizar a primeira limpeza do porcelanato após a conclusão da obra. É essa limpeza que irá trazer brilho ao revestimento e evitar o aparecimento de manchas superficiais nos primeiros anos. Quando bem executada, essa limpeza facilita, e muito, a higienização diária.
Mas é importante que essa limpeza seja feita cuidadosamente, pois ainda pode haver algum resquício de materiais abrasivos na superfície, como cimento e grãos de areia.
Contudo, não se esqueça de esperar a argamassa secar. A indicação é não passar nem água por cima do rejunte depois que ele for aplicado, apenas após a secagem e a limpeza deve ser feita com uma esponja umedecida em água, limpando totalmente o revestimento para evitar manchas. Para uma limpeza completa, aplique produtos de limpeza exclusivos para limpeza de porcelanato pós-obra para remover manchas, sujeiras e deixar com a aparência impecável.
Como limpar porcelanato no dia a dia
- Utilize uma solução de limpeza para porcelanato diluído em água;
- Varra o piso com uma vassoura de cerdas macias para não arranhar;
- Enxague com um pano de chão molhado;
- Seque o piso com um pano seco para que não fiquem manchas.
Caso ainda permaneça sujeira impregnada sobre o piso, deixe o produto agir sobre o piso por mais alguns minutos e depois esfregue novamente.
Observação: Não utilize palha de aço ou produtos similares para evitar danificar o porcelanato com riscos que podem retirar o brilho ou esmalte do revestimento.
Faça uma limpeza profunda quinzenalmente
Para evitar que o piso armazene gorduras e sujeiras presas no rejunte criando manchas definitivas com o tempo, faça uma limpeza mais profunda quinzenalmente, ou de acordo com a necessidade.
E se você está buscando pelos melhores produtos para limpeza de pisos e porcelanatos, confira nossos produtos de limpeza biodegradáveis e ecoeficientes para pisos, cermâmicas e pedras. A Maxbio tem linhas completas para limpeza doméstica, comerciais, industriais e automotivas.